Plano
de Aula
Tema:
Números
Conteúdo:
Equações do 2º grau
Público
Alvo: 8ª série/9ºano
Habilidades/Competência:
Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau – Competência para
compreender.
Objetivo
geral: Compreender
e desenvolver em diferentes contextos os processos de cálculos para resolução
de equações de 2º grau e enfrentamento de situações-problema envolvendo
equações.
Objetivo específico: Resolver equações do 2º grau e resolver problemas que envolvam equações do
2° grau.
Justificativa: . Compreender a linguagem algébrica na representação de
situações que envolvem equações de 2º grau.
Resolver equações de 2º grau em problemas contextualizados.
Procedimentos:
Pedir para que os alunos pesquisem sobre a
história da equação do 2º grau e apresentem para a turma.
Apresentação de uma coleção de exercícios
exemplares que exploram diferentes contextos; enfrentamento de
situações-problema envolvendo equações.
Recursos
matérias e tecnológicos:
Textos sobre a história da Matemática envolvendo equações do 2º grau, lousa e
internet.
Avaliação: Pesquisa na internet sobre equações do 2º grau, apresentações
de trabalhos e trabalhos em grupos.
Recuperação: Trabalho com monitoria, apresentações de trabalhos e
avaliações individuais.
Segue em anexo, algumas sugestões
de resoluções de problemas envolvendo
equações do 2º grau:
1. As regiões
quadrada e retangular representadas abaixo têm a mesma área em metros
quadrados. A medida x em metros
corresponde a:
x + 2 2x – 1
x + 2
x – 4
a) a) 25
m²
b) b) 12
m
c) c) 13
m
d) d) 13
m²
2. O nível N de
óleo em um reservatório varia de acordo com o tempo t, contado em horas,
conforme a lei: N = t² + 3 t - 10 . Em quanto tempo o nível de óleo
chegará à zero?
a) a) 2 horas
b) b) – 5 horas
c) c) 5 horas
d) d) 3 horas
3. Maria Luiza colou uma gravura de área 144 cm² numa cartolina quadrada. Sobrou uma área de 81cm² para a moldura. Qual a
medida do lado da cartolina?
4. Valéria está compondo um painel para a aula de Educação
Artística. Para isso ela irá recobrir completamente (sem sobreposição) um
pedaço quadrado de cartolina com quadradinhos de papel, todos do mesmo tamanho.
Valéria já montou parte do painel com 144 quadradinhos e ainda restam 256 para
serem colocados. Quantos quadradinhos terão cada fileira desse painel?
a) 20 quadradinhos
b) 20
cm
c) 21
cm²
d) – 20 cm
Resolução de problemas com equações quadradas
1) Um homem quer
construir uma casa de 8m por 10m. A legislação do município só permite
construir, nesse loteamento, no máximo em 20% da área do terreno. Todos os
terrenos são quadrados. Qual serão as medidas do terreno para construir a casa
desejada?
A área do terreno é: Aterreno = x2
A área da casa é: Acasa = 8 . 10 = 80 m2
Como a área da casa será 20% da área do terreno, tem-se:
A área do terreno será Aterreno = 400 m2
x2 =
400
A raiz -20 é uma solução matemática do problema, mas não
serve, pois a medida de um terreno não pode ser negativa. Logo, o terreno mede
20m de lado.
2) Qual o número que elevado ao quadrado e somado a 25
resulta zero?
Equacionando:
x2 +
25 = 0
x2 =
- 25
Não existe um número que elevado ao quadrado que resulte
em um número negativo.
- Este problema
possibilita o aluno analisar de maneira crítica uma possível resolução do
problema e, perceber que, às vezes, não há uma resposta possível no
conjunto dos números reais.
3)
Um retângulo possui a medida de seu lado maior igual ao quádruplo do lado
menor, e área medindo 256 m² .
Determine a medida de seus lados.
Informe
que, para calcularmos a área de uma região retangular devemos multiplicar o
comprimento pela largura. Observe:
Sugestão para atividades de assimilação por
repetição utilizando equações incompletas.
1) Resolva
as equações do 2º grau, sendo U = R
a) 7x²
+ 2 = 30 (R:
2, -2)
b) 2x²
- 90 = 8 (R:
7, -7)
c) 4x²-
27 = x² (R:
3, -3)
d) 8x²
= 60 – 7x² (R:
2, -2)
2) Resolva
as equações do 2º grau, sendo U = R
a) 3
(x² - 1) = 24 (R:
3, -3)
b) 2(
x² - 1) = x² + 7 (R:
3, -3)
c) 5(x²
- 1) = 4(x² + 1) (R:
3, -3)
d) (x
-3) (x – 4) + 8 = x (R:
2, -2)
2) Resolva
as seguintes equações do 2° grau
a) x² + x (
x – 6 ) = 0 (R:
0 e 3)
b) x(x + 3)
= 5x
(R: 0 e 2)
c) x(x – 3)
-2 ( x-3) = 6 (R:
0 e 5)
d) ( x +
5)² = 25
(R: 0 e -10)
e) (x – 2)²
= 4 – 9x (R:
0 e -5)
4) Analise
e resolva as situações problema a seguir:
a) O triplo
do quadrado do número de filhos de Moisés é 12 vezes o número de filhos.
Quantos filhos Moisés têm?
b) uma tela
retangular com área de 3200 centímetros quadrados tem de largura duas vezes a
sua altura. Quais são as dimensões desta tela?
5) Pensei em um número. Elevei-o ao
quadrado e somei ao próprio número. Obtive o triplo do número inicial. Em que
número pensei?
2.
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