domingo, 9 de junho de 2013

Paulo Eduardo Alves de Mello - Minha Experiência com Leitura




          Cresci rodeado por educadores, meu pai, minhas tias e amigos de família se reuniam constantemente para conversar, beber e ouvir música popular brasileira. Diante desse contexto, não havia outra forma a não ser me aproximar dos bons livros, boas músicas e mergulhar no mundo da educação que apesar dos pesares me preenche muito nos dias de hoje.
         A leitura sempre foi para mim um momento de introspecção, no início tive muita preguiça e encontrava dificuldades pra iniciar uma obra, procurava os livros de poucas páginas e com o maior número de ilustrações possível. Detestava a professora de língua portuguesa quando já no início do ano nos passava a listagem dos livros (série vaga-lume) que deveríamos ler durante o ano para as tão famosas provas de leitura. Mesmo assim, frequentava assiduamente a biblioteca municipal, onde periodicamente renovava minha carteirinha para efetuar os empréstimos dos livros. Já no ensino médio, me deparei com situações diferentes, aprendi a gostar um pouco de literatura por estudar a essência das épocas e os autores, mas mesmo assim me dediquei ao estudo das ciências exatas. Hoje não me considero um leitor nato, porém pratico todos os tipos de leitura, em sua maioria na internet, que sem dúvidas facilitou muito a vida das pessoas e dos leitores sem tempo como a maioria dos professores. Criei o hábito também de presentear as pessoas que gosto com Livros, pois sei que embora a leitura online seja mais prática, o velho companheiro sempre nos auxilia e nos motiva a enriquecer a sabedoria, o vocabulário, a escrita. Posso afirmar que como um professor de matemática e física, faço minha parte com muito orgulho para a formação leitora e escritora dos meus alunos, pois lemos e escrevemos em todas as aulas. Utilizo a história da matemática, filmes, músicas sempre no intuito de enriquecer minha prática e auxiliar esses jovens que as vezes acabam se desvirtuando de suas verdadeiras origens e praticando e vivenciando os modismos e muitas vezes o vazio da cultura divulgada atualmente. Penso que todos os estilos podem contribuir para a formação das pessoas, porém as boas obras ainda devem ser preservadas. 
Paulo Eduardo Alves de Mello - Professor de Matemática e Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário